Buscar

O ensaio newborn faz algum mal para o bebê?

Outro dia, numa reunião de família, minha tia levantou a questão da segurança no ensaio newborn. Ela contou que uma conhecida dela "não quis fazer o ensaio com seu bebê assim que nasceu por ter dó e achar que o machucaria" e preferia fazê-lo hoje, com o bebê por volta de 1 mês. Outra conhecida disse que não faria com o filho dela, pois alguém disse que "faz mal pra coluna do bebê".

Temos então dois pontos, que também são dúvidas de algumas mamães:

  1. O ensaio machuca o recém-nascido? Fazer mais tarde seria mais seguro?

  2. O ensaio faz algum mal pra coluna do bebê?


1. A resposta é não. Se todas as orientações forem seguidas, se todas as questões e precauções de segurança forem tomadas, não tem como um bebê ser prejudicado de forma alguma.

Até mais ou menos 15 dias de vida, as juntas do bebê são bem molinhas, biologicamente para que ele possa viver na barriga da mãe e passar pelo canal vaginal na hora do parto. Conforme o bebê vai crescendo aqui fora, seus ossos e músculos vão se desenvolvendo. Então, com 1 mês, o bebê já não fica mais nas mesmas poses que quando tinha 10 dias. O ensaio pode ser eventualmente prejudicial se o bebê for forçado em alguma pose ou se este for feito por alguém sem conhecimento ou experiência. Um ensaio como este requer muitos cursos e aprendizado constante.


2. Se alguém sem preparo fizer algo prejudicial ao bebê, saindo das orientações para um ensaio com um RN, sim, algo ruim pode acontecer. O recém-nascido é um ser frágil que requer muitos cuidados o tempo todo. No ensaio não seria diferente. Portanto, é necessário contratar uma pessoa experiente e que saiba o que está fazendo. SE houvesse algum problema relacionado à coluna do bebê em um ensaio newborn em que sejam tomadas todas as medidas de segurança, não teríamos, por exemplo, profissionais da área da saúde neonatal que migraram para a fotografia dos pequenos. Por exemplo, a Sonia Almeida é uma obstetra que também fotografa newborn e a Camila Sasako junto com a Gabi Abreu são ex-enfermeiras neonatais que hoje fotografam newborn e também dão cursos sobre fisiologia neonatal para outros fotógrafos.


Portanto, o ensaio newborn não é prejudicial de forma alguma, se o bebê não se apoiar sozinho em alguma pose, se for assistenciado o tempo todo, se os acessórios utilizados forem higienizados e seguros, o local estiver aquecido e se o fotógrafo, ou a pessoa que estiver manipulando o bebê, souber o que está fazendo. Esse tipo se sessão fotográfica vai muito além de saber fotografar. Conhecendo sobre seu fotógrafo, pode marcar a sessão tranquilamente! 


Fabiana Pandolpho Fotografia


Veja mais sobre segurança newborn no site da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos.


Autor: Fabiana Pandolpho

Fotógrafa materno-infantil, especializada em recém-nascidos e membro ABFRN.



17 visualizações